Discussão do excerto do texto do PROINFO, programa do governo federal para implantação de laboratórios de informática na escola, a partir das discussões críticas feitas em sala e via moodle.
A formação adequada dos professores deve promover a autonomia, no sentido que eles se tornem professores crítico-reflexivos, comprometidos com o próprio desenvolvimento profissional e que se envolvam com a implementação de projetos em que serão atores e autores da construção de uma prática pedagógica transformadora. Por isso, é preciso valorizar os saberes e as práticas dos professores e trabalhar os aspectos teóricos e conceituais implícitos, muitas vezes desconhecidos por eles, além de instituir conexões entre o saber pedagógico e o saber científico. (BRASIL, 2000, p. 111).
Para a obtenção de uma formação adequada de professores, visa-se em primeiro lugar, a promoção da autonomia desse profissional em sala de aula, que é seu ambiente de trabalho, para que o mesmo seja não mais simplesmente um profissional tradicional em educação, mas um profissional pensante em sua prática, e que pense de forma crítica e reflexiva para que sua práxis seja aprimorada.
É necessário também que este saiba se adequar as inovações sociais e tecnológicas principalmente àquelas que não se deixam adentrar o ambiente escolar e se envolver na implementação de projetos, no qual, o professor se torna mediador do saber, e aquele que despertará o desejo e o interesse dos alunos a se envolverem nessas aulas complementares.
Todos esses projetos e inovações propostas e até mesmo patrocinadas pelo governo federal funcionariam muito bem se toda a estrutura técnica com manutenção periódica e toda capacitação e motivação fossem proporcionadas regularmente as escolas e aos professores, o que infelizmente não acontece.
Os espaços são montados, os dispositivos tecnológicos são entregues, porém não é proporcionadas redes de comunicação como, a internet, funcionais, não é proporcionando manutenção técnica, e principalmente, não há a capacitação dos professores para que os mesmos possam aproveitar ao máximo tais recursos. Fazendo assim, do que poderia ser uma grande inovação para o processo de ensino-aprendizagem uma total frustração para a educação.
Mais do que a entrega de equipamentos tecnológicos nas escolas é preciso haver uma capacitação dos aspectos teóricos e conceituais implícitos que muitas vezes são desconhecidos pelos professores, além de haver a necessidade de estabelecer conexões entre o saber pedagógico e o saber científico, pois não basta o docente obter o conhecimento científico e não conseguir transmitir esse conhecimento, da mesma forma se o docente obtiver o saber pedagógico não será suficiente para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, é preciso que haja conexão entre os dois lados.